Comparando as velocidades da Terra e da Lua

Nos séculos anteriores ao Renascimento, com base em modelos elaborados e defendidos por pensadores e astrônomos prestigiados, tais como Aristóteles e Ptolomeu, a maioria das pessoas acreditava que a Terra estivesse em repouso no centro do universo, com o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas e astros mais distantes girando em torno de nós. Uma exceção teria sido Aristarco, ainda na Grécia Antiga, que deduziu outro modelo. Para ele, seria mais lógico que o Sol, por ser maior do que a Terra, ocupasse o centro, e que a Lua, por ser menor do que a Terra, giraria em torno do nosso planeta. Este modelo, quase esquecido, bem mais tarde voltou a encontrar defensores, como Copérnico Galileu, e depois outros, como Kepler e Newton, que ao contrário dos geocêntricos, passaram a defender que a Terra é que faria o movimento em torno do Sol.

Hoje já sabemos que a Terra não só se movimenta ao redor do Sol (translação), mas que isto se dá a uma velocidade muito alta. Além disso, temos o giro em torno dela mesma (rotação), movimento responsável por confundir os geocêntricos.  
Neste post vou comparar a velocidade de translação da Terra em torno do Sol à velocidade orbital da Lua em torno da Terra, através da solução de uma questão da Prova de Promoção por Mérito da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Vejam:

SOLUÇÃO
Newton demonstrou que a força de atração gravitacional (F) entre dois corpos quaisquer, de massas M e m, separados por uma distância d é dada por: $$\begin{equation*}\large F = \frac{G.M.m}{d^2}\end{equation*}$$ onde G é a Constante Gravitacional Universal .  
Esta força corresponde também à força centrípeta sofrida pelo corpo de massa m, que é dada por: $$\begin{equation*}\large F = \frac{m.V^2}{d}\end{equation*}$$ Se igualarmos ambas as equações anteriores, e fizermos alguns arranjos, obteremos: $$\begin{equation} \large V = \sqrt { \frac{G.M}{d}} \end{equation}$$ onde V corresponde à velocidade do corpo em órbita.

Velocidade da Terra
Vamos ver primeiramente como fica a expressão para o cálculo da velocidade da Terra. Substituindo na equação (1): $$\begin{equation} \large V(Terra) = \sqrt { \frac{G.M(Sol)}{D}} \end{equation}$$ onde  M(Sol) é a massa do Sol, e  D é a distância Terra-Sol.
Nota-se que esta velocidade depende da massa do Sol, e independe da massa da Terra e também da massa da Lua.

Não é pedido na questão, mas vou calcular a velocidade da Terra, substituindo os dados, e usando o valor de G = 6,7.1o^-11. m³/kg.s²:
$$\begin{equation*}\large V(Terra)\simeq\sqrt{\frac{6,7.10^{-11}.2.10^{30}}{1,5.10^{11}}} \end{equation*}$$ $$\begin{equation*} \large V(Terra) \simeq 30.000 m/s \end{equation*}$$ $$\begin{equation*} \large  {V(Terra)} \simeq  {108.000 km/h} \end{equation*}$$ (Se quiser, clique aqui para ver no blog O Baricentro da Mente, como é possível chegar a um valor bem próximo deste, para a velocidade de translação da Terra, através de um caminho diferente) 

Velocidade da Lua
Agora vamos ver como fica a expressão para a velocidade da Lua em órbita da Terra. Substituindo na equação (1) obtemos:  $$\begin{equation} \large V(Lua) = \sqrt { \frac{G.M(Terra)}{d}} \end{equation}$$ onde  M(Terra) é a massa da Terra e  d é a distância Lua-Terra.

Dividindo-se a equação (2) pela equação (3) temos:
$$\begin{equation*} \large \frac {V(Terra)}{V(Lua)} = \sqrt{\frac{\frac{G. M(Sol)}{D}}{\frac {G.M(Terra)}{d}}}\end{equation*}$$ $$\begin{equation*} \large \frac {V(Terra)}{V(Lua)} = \sqrt{\frac{M(Sol).d}{M(Terra).D}}\end{equation*}$$ Substituindo os valores dados na questão: $$\begin{equation*} \large \frac {V(Terra)}{V(Lua)} \simeq \sqrt{\frac{2.10^{30}.3,8.10^8}{6.10^{24}.1,5.10^{11}}}\end{equation*}$$ Fazendo as aproximações da raiz quadrada temos: $$\begin{equation*} \large \frac{V(Terra)}{V(Lua)} \simeq 29,06 \end{equation*}$$ ou $$\begin{equation*} \large V(Terra) \simeq 29. V(Lua) \end{equation*}$$

Portanto, a resposta correta da questão é a alternativa (C)

A velocidade da Lua em torno da Terra seria portanto cerca de 3.700 km/h.

6 comentários:

  1. Olá, Jairo!!!!
    Para permitir uma imagem espacial combinando os movimentos de translação e rotação da Terra, juntamente com esse movimento de acompanhamento do deslocamento do Sol (em direção da estrela Vega ), eu digo que... a essa velocidade de 30 km/ s, para acompanhar o Sol, ela traça uma imensa espiral atrás de si e, se soltasse fumaça ( como o faz os aviões da esquadrilha da fumaça), era esta a visão que teríamos do eslocamento dela pelo espaço!!!!!
    Estou certo, professor????
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, Valdir. Se somarmos o movimento de rotação e o movimento do Sol, teremos uma trajetória em formato de espiral, bem complicada mesmo. Esta velocidade da Terra, que calculei no post, tem o Sol como referencial. E mesmo assim, foi feita uma simplificação, considerando que a órbita é circular. Na verdade nós sabemos que na órbita elíptica a velocidade de aproximação ao Sol vai aumentando, e a de afastamento vai diminuindo, como bem determinou o gênio Kepler.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá Jairo. Ótima postagem. Eu gosto muito desse tema, tanto que já havia estimado as velocidades da Terra. Veja o link: http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2010/02/as-velocidades-da-terra.html O que achei interessante em sua postagem foi a dedução utilizando a Lei da Gravitação e a força centrípeta, o que independe do tempo. Para a velocidade da Lua, realmente é muito alta, tendo em vista que está muito mais próxima da Terra do que a Terra do Sol, se deslocando graciosamente pelo nosso céu.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amigo. Quase que por acaso, depois que eu havia postado, vi um post em destaque no blog da UBM, justamente com esse tema, e então coloquei uma observação no meu post, com o link para o seu. Eu vi que se pode chegar a resultados muito semelhantes, através de caminhos diferentes.
      Abraço

      Excluir
  3. Poxa, me interessei demais pela explicação, mas em todas as fórmulas está com erro de link, e não consigo ver para entender melhor. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clayton. Não sei te dizer o que está acontecendo. Talvez seja o navegador que vc está usando. Testei usando o Chrome aqui e está tudo certo,as fórmulas(que são escritas usando o Latex) estão aparecendo normalmente. Experimenta mudar o seu navegador. Abraço.

      Excluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.