Aplicações criativas para os espelhos planos

O meu amigo Kleber sugeriu-me, através do facebook, um video muito interessante sobre uma região da Noruega que passou a usar espelhos instalados em cima de uma montanha para iluminar a praça central da cidade de Rjukan, situada em um vale, e que durante o inverno que lá se estende de setembro a março, ficava todos estes meses sem receber a luz do Sol. Clique aqui se quiser assistir o video.

Por coincidência, no mesmo dia eu havia acabado de assistir com minha filha o filme The Host (A Hospedeira) na TV. O filme trata de uns seres alienígenas que invadem a Terra e tentam "domesticar" os últimos remanescentes humanos ainda não dominados por eles, que estão refugiados e vivem escondidos em uma caverna das montanhas de um deserto dos EUA.
Nestas cavernas, estes humanos conseguem criar um sistema de iluminação artificial que funciona com a ajuda de vários espelhos planos colocados em uma grande abertura no teto da caverna (foto), que refletem e iluminam o interior, permitindo que cultivem trigo, usado na produção de alimentos. Como tinha sido minha filha de 13 anos que havia escolhido o filme, achei que seria para adolescentes, mas me surpreendi e acabei gostando da história. Em uma das cenas, a alienígena caçadora, que persegue os humanos implacavelmente do começo ao fim, passa com um helicóptero sobre a região das montanhas onde eles estão escondidos. Dentro da caverna, ao perceberem a aproximação do helicóptero, eles imediatamente correm para acionar manualmente um sistema de cabos que giram os espelhos para esconder o seu brilho e evitar que sejam vistos pela caçadora. Veja a cena:  
    

Já escrevi aqui sobre o poder de fogo dos espelhos côncavos, e então achei legal colocar também no blog estas aplicações interessantes dos espelhos planos. Aproveito para recomendar aos leitores o filme A Hospedeira.
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Olá, Jairo!!!!
    Alguns arqueólogos defendem ideia semelhante para explicar como os egípcios consegiram trabalhar em obras de arte no interior das suas pirâmides!!!!
    A solução para a iluminação natural de uma região da Terra, realmente é e foi conseguida aqui, atrav´s da reflexão de espelhos planos!!!! Bom, se eu não estou enganado, os russos já tentaram isso, mas, usando um satélite em órbita da Terra!!!!
    INTEL LOGO!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Valdir.
      Obrigado por estas informações. Eu não sabia sobre os egípcios, mas já ouvi falar de espelhos que seriam colocados em órbita da Terra.
      Abraço

      Excluir
  2. Oi Jairo. Essa ideia é genial. Basta a boa vontade e investimento, creio que baixo, para melhorar as vidas dos cidadãos. Tinha passado na Discovery, ou na Natgeo, não me lembro mais, sobre os planos. Que bom que deu certo. Quanto ao filme, preciso arrumar um tempinho para assistir. Parando para pensar, tem vários filmes que envolvem Física, alguns fantasiosos, outros mais realísticos. Ultimamente ando assistindo a muitos filmes infantis, por conta de minha filha de 4 anos, como Meu Malvado Favorito (num sábado assisti 5 vezes! e mais 3 no domingo!) É legal. Agora ela se interessou por Harry Potter.

    Neste site: http://thepiratebay.sx/browse tem muitos filmes e músicas. Todos são baixados via torrent. Não sei se conhece. Eu uso o uTorrent para baixar, pois é leve e eficaz.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Concordo que a ideia do uso dos espelhos é muito boa. Agradeço pela sugestão para este post.

      Sei bem como são as crianças com os filmes. Elas assistem várias e várias vezes o mesmo. Quando minha filha tinha a idade da sua, eu acabei decorando alguns filmes, pois elas fazem questão que a gente asista junto mesmo. Exemplos: Vida de Inseto, Monstros SA, Rei Leão, Shreck, e tantos outros.

      Obrigado pelos links de filmes. Assim que tiver um tempinho vou procurar conhecer.

      Abraço

      Excluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"