Tirar a bateria enquanto o notebook estiver na tomada prolonga a sua vida?

Nesta semana decidi comprar um notebook, e acabei optando por um da marca Acer (foto).
Um amigo  recomendou-me que se eu quisesse prolongar a vida útil da bateria deveria retirá-la enquanto eu estivesse usando-o ligado na tomada. Eu já tinha ouvido falar sobre isso, mas não sabia até que ponto seria verdade. Pesquisei no Google para tentar encontrar mais informações e acabei chegando à conclusão de que, devido aos vários modelos de baterias e notebooks, este procedimento pode significar vantagens e desvantagens.

Vantagem
Em um dos sites que pesquisei, eles informam que, se o notebook é usado durante a maior parte do tempo ligado na tomada, o procedimento de retirada da bateria pode aumentar em 10% a sua vida útil. Uma dica dada neste mesmo site é que a bateria pode ser guardada carregada, devendo ser usada a cada uma ou duas semanas para dar nova carga.

Desvantagem
Em um outro site, há uma informação de que na maioria dos notebooks modernos, depois que a bateria atingiu 100% de carregamento, automaticamente só o carregador passa a fornecer energia ao sistema, o que não provoca desgaste desnecessário. Mas a informação que encontrei, e que me fez desistir da ideia de ficar retirando a bateria, é que se por qualquer motivo houver interrupção repentina da energia proveniente da rede elétrica, a bateria protege os dados e sistemas do notebook, pois faz a função de no-break, impedindo que se percam informações não memorizadas, e em alguns casos até evitando danos permanentes ao equipamento. Fiquei pensando: Será que vale a pena preservar 10% na vida útil da bateria e correr este risco?

Outra questão apontada em outro site diz respeito ao aquecimento excessivo gerado pelo hardware, quando está sendo utilizado em jogos, por exemplo. Neste caso a temperatura pode atingir até 60ºC. Recomenda-se então que a bateria seja retirada, pois o calor, aliado ao fato de estar 100% carregada, pode ser prejudicial à sua vida útil.

Como a recomendação da maioria dos sites que pesquisei é a de consultar o manual do fabricante, fui à página da Acer, e na seção de Perguntas mais frequentes  encontrei em destaque, a que coloco a seguir, e que demonstra que esta é uma dúvida que muitas pessoas têm a respeito dos notebooks.

Eu preciso remover a bateria quando estou usando meu adaptador AC?
Não é necessário remover a bateria quando estiver utilizando alimentação AC pois o computador fornece uma "carga lenta" para a bateria enquanto está ligado na corrente AC. No entanto, se não pretende usar o computador por vários dias, não é uma má ideia remover a bateria. Basta manter a bateria em local fresco e seco. A "carga lenta" significa carregar uma bateria a uma taxa semelhante à sua taxa de auto-descarga, mantendo assim uma bateria de capacidade total. A maioria das baterias recarregáveis têm um baixo índice de auto-descarga, o que significa que perdem gradualmente sua carga, mesmo quando não estão sendo usadas em um dispositivo.

Fontes:
http://batterycare.net/guia.html
http://bbaterias.com.br/artigos/posso-usar-meu-notebook-ligado-direto-na-tomada
http://batteryuniversity.com/learn/article/lithium_based_batteries
http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultimas-noticias/2010/03/11/tire-duvidas-sobre-como-cuidar-da-bateria-do-notebook.jhtm

14 comentários:

  1. Jairo, essa talvez seja uma das grandes perguntas sobre baterias de notebooks. Meu Acer de 2007 deu pau na bateria. Pesquisando com um amigo de uma loja de baterias de li-ion, disse-me que era um problema do modelo e que nao adiantaria substituir que daria pau de novo. Bem. Tenho este computador até hoje funcionando muito bem, sem as baterias.

    Sobre o aquecimento, no meu trabalho, utilizo baterias de li-ion em nossos produtos. Tivemos que fazer alguns testes. Um deles foi aplicar temperatura alta na bateria. Percebemos que com 60° aproximadamente ela começa a buchar. Mas num computador, para chegar 60° na bateria que está isolada do sistema, a temperatura na placa-mãe deverá ser muito maior, o que não deverá ocorrer se o sensor de temperatura estiver funcionando bem, desligando o sistema. Isso já ocorreu com o meu quando deixei sobre o sofá.

    A bateria só explodiu em nossos testes quando aplicamos uma tensão de 12V, já que ela carrega até 4,2V. A temperatura foi subindo e quando chegou acho que aos 80 ou 90° que estourou a lateral soltando labaredas de fogo. Sem falar no cheiro horrível.

    Nos nossos circuitos, utilizamos um CI dedicado à carga que controla a corrente de carga. Este, quando detecta que a bateria está carregada, mantém uma corrente de manutenção de 10mA. Muito baixa. Deve ser esta a carga lenta que a Acer descreve.

    Até hoje não vi problemas em carregar uma bateria que já estivesse carregada. Mas o que não pode e deixar a bateria descarregar para valores menores que 2,75V, pois comprometerá o desempenho. Se zerar, corre o risco de não carregar mais ou ficar com carga falsa.

    Parabéns pelo notebook. Gosto muito da Acer. O meu é um velhinho, formatei há poucos meses. Minha esposa tem um. E quando for trocar o meu, comprarei outra da marca. Já vi outros da Dell, HP, Positivo, que não chegam perto do desempenho. Tive que trocar o teclado uma vez, mas foi porque minha filha derrubou uma colher de xarope para a tosse sobre o teclado. Não consegui recuperar.

    Grande abraço meu brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleber:
      Bom saber que seu Acer está indo bem durante tanto tempo, mesmo sem a bateria. Espero ter a mesma sorte, porque comprei um Samsung para minha filha, que após 2 anos já deu pau na placa-mãe. Resultado: Perdido.
      Estranho essa coisa de o seu amigo ter dito que o problema era no modelo. Por isso que acho que é preciso um pouco de sorte mesmo.

      Sobre a temperatura das baterias, eu li em algum lugar que acontece de elas estufarem mesmo. Esta, pelo jeito, é uma das principais causas que realmente detonam com suas vidas úteis.

      Gostei de saber sobre os testes que vocês fazem. Deixar o notebook no sofá pode superaquecer o sistema, porque a ventilação fica prejudicada, acertei? É necessário que fique um espacinho entre a superfície que o notebook esta apoiado e a parte debaixo dele, não é isso? Acho que minha filha usava muito tempo o Samsung dela apoiado na cama, sem falar que ela também já tinha derrubado leite condensado no teclado. Ah, essas crianças... Não sabem o duro que é para pagarmos estas máquinas. Eu já disse para ela que se quiser usar o meu, tudo bem, quando quiser por enquanto, até eu juntar um pouquinho de dinheiro e comprar outro para ela, mas acho que ela já sentiu que devemos tomar o máximo de cuidado. Eu não gosto de ficar levando ele de um lado pra outro. Só quando não dá mesmo.

      Realmente, acho que a carga lenta a que a turma da Acer se refere, na resposta à questão no site deles, é esta mesmo que você falou. Eu acredito que a grande maioria dos notebooks novos já dispõem deste recurso, mas acho (é um palpite) que antes provavelmente não tinha, e aí fica o mito, parecido com o caso dos vícios das baterias.

      O problema de deixar descarregar totalmente a bateria eu também li em diversos lugares, e eles dizem que isto sim, também prejudica muito a vida da bateria. Eu li em alguns lugares sobre uma tal de calibração, que parece, pelo que entendi, que consiste em deixá-la descarregar totalmente e depois carregá-la totalmente. Eu não faria isso, mas alguns sites ensinam.

      Bom, eu pesquisei antes de optar pelo Acer,lendo na internet, onde algumas pessoas falavam bem. E depois, acho que consegui um bom preço: R$ 1.570,00 nas Casas Bahia aqui de Pira. Havia passado em vários lugares antes, Pernambucanas, Ponto Frio, e por último fui até às Casas Bahia. O preço lá estava R$ 1.800,00, mas eles diminuíram até chegar onde eu queria. Fui até o Banco do Brasil, emprestei R$ 1,600,00 que dividi em 12 "suaves" prestações. Eu recebo por lá, e como sou funcionário público, o empréstimo consignado tem um juro bom: coisa de mais ou menos 1,5% ao mês. O juro das casas, tai como a Bahia é em torno de 4% ao mês. Um absurdo!. Aí paguei à vista para a Bahia e fico pagando o empréstimo do Banco. Acho que essa pelo menos é uma das poucas vantagem de trabalhar como professor. Claro que o ideal é que o governo pagasse o suficiente para que eu nem precisasse emprestar, mas tudo bem. Fazer o quê, eu gosto de dar aulas, e depois tenho conseguido complementar bem minha renda com aulas particulares. Agora até nas férias está aparecendo aluno, e aí vamos tocando a vida, meu caro amigo.

      Obrigado pelas utilíssimas informações aqui prestadas.

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá, Jairo!!!!

    Essa postagem é muito interessante!!!! A minha sobrinha e o meu sobrinho ganharam seus notebooks sendo um eles um Samsung e o outro... Asus!!!!
    Na compra do Asus i5, eu estava presente e escutei o técnico da loja recomendando aquele procedimento de remover a bateria, quando o notebook fosse plugado na rede elétrica!!!!

    Parabéns, pela utilíssima postagem!!!! Agora posso dar essas informações (juntamente com o link do seu blog!!!! Rsrsrsrsrs!!!!) sem medo de errar!!!!
    Quero agradecer também, ao meu parceiro e nosso amigo, o Kleber Kilhian, que com um comentário "porreta" de bom, complementou a sua já ótima postagem!!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdir:
      Pois é...alguns técnicos recomendam mesmo, que se tire a bateria, mas no meu ponto de vista não compensa o risco, caso a energia elétrica seja interrompida subitamente. Deve haver pouca vantagem neste procedimento. De acordo com o que pesquisei, a vida útil da bateria pode ser polpada em 10%, mas caso haja queda de energia, o sistema pode sofrer danos, sem falar que se o usuário está digitando um trabalho e ainda não tenha salvo, acaba perdendo tudo de repente.

      Quanto aos computadores de seus sobrinhos, o Asus eu ouvi falar muito bem, mas o Samsung estou meio traumatizado, afinal dei um duro danado pra poder comprar um pra minha filha, e durou pouco. Como eu disse no comentário, pode ser que ela não tenha tomado cuidado, por isso aconselhe seus sobrinhos. Evitar líquidos por perto, não tapar a ventilação, e não colocá-los em cima de camas ou sofás. O superaquecimento detona a máquina, como nosso amigo Kleber bem destacou.

      Abraço

      Excluir
  3. pois bem, são basicamente a mesma resposta na maioria dos sites que vi... mas ainda continuo na duvida é ou não bom tirar a bateria, eu não tiraria. Mas e se acabar o tempo de vida, tenho onde compra uma que substitua?... essa eu acho que seria a pergunta mais pertinente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina. Entendo que a decisão sobre retirar a bateria ou não caiba somente a você mesma. Eu acho que não compensa o incômodo. O tempo de vida depende do tipo de uso que se faz do notebook, mas cedo ou tarde será preciso trocar a bateria. É fácil descobrir onde comprar uma substituta.
      Obrigado pela participação com seu comentário.
      Abraço

      Excluir
  4. Boa noite, gostaria de agradecer a dicas do seu blog, eu tenho um notebook Acer +/- a 02 anos e 4 meses, nesta semana tive um aviso no monitor que logo terei que substituir minha bateria e, fui na mm santos saber sobre baterias, eles não vendem, mas a vendedora me disse que todos aparelhos de mostruarios ficam sem baterias e direto na tomada para quando for vendidos ter a bateria conservada em seu tempo de uso.
    A minha bateria esta durando 02 hs e meia então coloquei direto na tomada (sem bateria) . Espero estar fazendo a coisa certa. Gostaria de saber em qual o tempo que posso ficar sem bateria? alguma sugestão? Obrigada]
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilsa.
      Que bom que as informações aqui te ajudaram em alguma coisa.
      Gostei de saber que as lojas deixam os notes na tomada, poupando as baterias. Muito sensato.
      Eu penso que você pode continuar usando seu acer ligado na tomada, e acho que não tem problema deixar a bateria enquanto usa. Se você pensa em ficar muito tempo com a bateria fora, existem algumas recomendações, que você pode obter nos links que eu coloquei no final deste post.
      Abraço, e obrigado pela participação comentando aqui.

      Excluir
  5. Olá, eu tento sempre tirar a bateria, com certeza ela vicia muito rápido se ficar ligada sempre no carregador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando. Quanto a isso, não se preocupe. As baterias de Ion-Lítio não viciam. Antigamente (já há uns dez anos) isso acontecia, quando eram usadas baterias de Níquel-Cádmio.

      Excluir
  6. Tenho um notebook Positivo a mais de 5 anos e sempre deixei na tomada. Funciona até hoje e se tiro da tomada a bateria dura ainda umas duas horas.
    Tenho um Dell a dois anos e mantenho o mesmo procedimento. Nunca tive problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tive a mesma sorte. Quando comprei o notebook Acer, na mesma época em que publiquei este post, ela durava bem mais. Após 3 anos ela já não dura muito. Se eu tirar da tomada dura uns 15 minutos no máximo. Acho que depende do tempo de uso que se faz do notebook. Mas sei que isto não tem nada a ver com vício da bateria, e sim que ela está gasta mesmo.
      Obrigado pelas suas informações.

      Excluir
  7. - Muito interessantemente, tenho um note da marca "ZMAX", processador i5 e 4G de Ram, com 7 anos de uso, nunca apresentou qualquer tipo de defeito, uso diariamente na tomada, tenho o hábito de retirar a bateria, e olha só, já fiquei 2 anos sem usá-la, quando precisei estava com somente 20% de carga, ou seja, perdeu sozinha 70% da mesma, porém, não apresentou nenhum problema..

    - Atualmente utilizo essa bateria 1 vez a cada 2 meses...

    - Abraço, Celso Serafini

    ResponderExcluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.