Conexões 5G são prejudiciais à saúde?

Alguns programas de TV no Brasil noticiaram um caso em que centenas de aves foram encontradas mortas, caídas em um parque da Holanda, em 2018, provavelmente devido a um teste realizado com antenas que usavam a nova tecnologia de conexão 5G. Uma hipótese levantada por algumas pessoas foi que o coração das aves teria sido afetado pelas ondas eletromagnéticas emitidas durante o teste. Essa hipótese é no mínimo estranha. As ondas 5G operam realmente em frequências mais altas do que as usadas em conexões do tipo 3G ou 4G, mas será que isso poderia mesmo ter causado alterações no coração dos pássaros?


O que é 5G?
O 5G é o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio, que pretende elevar, e bastante, a velocidade de conexão e  a quantidade de usuários simultâneos, além de permitir uma taxa muito maior de transferências de dados.
As redes atuais no Brasil são capazes de fornecer uma velocidade média de conexão de aproximadamente 33 Mbps. Acredita-se que o 5G será capaz de fornecer velocidades 50 a 100 vezes maiores, podendo alcançar até 10 Gbps.

Morte dos pássaros
A misteriosa morte de pássaros ocorreu de fato em um parque da cidade de Haia, na Holanda, com comprovações de relatos e imagens. Veja uma das fotos de um site holandês na época do acontecimento.
O governo municipal de Haia, em seu site, afirmou que as aves começaram a morrer em 19 de outubro de 2018. Traduzi um trecho da nota. Leia:

“Entre sexta-feira, 19 de outubro e sábado, 3 de novembro de 2018, foram encontrados 337 estorninhos mortos... O município não descarta a possibilidade de que as aves tenham sido envenenadas..."

O teste 5G matou os pássaros?
Ainda é desconhecida a causa da morte das aves, mas o governo municipal de Haia descartou também a alegação de que as aves morreram devido ao teste 5G, e disse que nenhum teste desse tipo ocorreu no local nas datas em que se verificaram as mortes.

A Holanda de fato realizou um teste usando 5G em 28 de junho de 2018, mas nenhum pássaro morreu em decorrência das emissões das ondas durante ou logo após esse teste. Na verdade, as aves só começaram a aparecer mortas, como informa a nota do governo de Haia, 4 meses depois, em outubro de 2018.

Radiação Não Ionizante
As radiações não ionizantes estão a todo momento à nossa volta. São ondas eletromagnéticas como a luz, ondas de rádio, TV, celular, micro-ondas, e WiFi. No espectro eletromagnético, as ondas de 5G, com frequência de 3,5 GHz, estão próximas das micro-ondas, e bem distantes das radiações ionizantes, que são as ultravioletas, os raios X, e os raios gama (radiações nucleares), cujas frequências são bem maiores. Veja:    
Espectro eletromagnético, mostrando a localização das ondas 5G. 
Vamos proibir o 5G?
Eu entendo, pelo que li, que não há motivo para preocupação exagerada sobre os prováveis efeitos nocivos das ondas 5G à nossa saúde, mas não foi, por exemplo, o que pensaram os deputados Marcius Machado, e Nilso Berlanda, ambos do PL-SC, ao elaborarem um projeto de lei que, se fosse aprovado, iria fazer vigorar em todo o estado de Santa Catarina a proibição de testes com o 5G. Vejam a justificativa usada por eles:

Notem que há uma citação a Albert Einstein, sobre a importância das abelhas. A afirmação do grande físico é correta quanto ao futuro da humanidade, caso as abelhas sejam extintas, mas sabemos hoje que a maior causa da morte de abelhas se deve ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Então penso que os nobres deputados poderiam elaborar projetos contra esse problema maior e real.
O texto do projeto de lei também cita o Dr. Lair Ribeiro, um médico envolvido em polêmicas discussões a respeito de seus métodos e conclusões pessoais sobre diversos assuntos de saúde. O mais recente deles foi sobre o jornalista Marcelo Rezende, que durante a luta contra o câncer, resolveu abandonar a quimioterapia e adotar a dieta cetogênica recomendada pelo Dr. Lair, segundo a qual, simplesmente cortando-se os alimentos com açúcar e carboidratos, as células com câncer também não teriam como se alimentar e morreriam.
O fato é que ao mesmo tempo em que os deputados provocam uma confusão de ideias, acabam chegando a conclusões no mínimo precipitadas e sem fundamentos científicos, com o suposto intuito de proteger os cidadãos catarinenses (e por que não dizer, do mundo). 

4 comentários:

  1. Olá, meu estimado amigo, Jairo Grossi!!!!
    Parabéns!!!! Excelente post, bem focado nesse tema atual, qual seja, o polêmico uso do celular 5G, que desperta tanto temor entre os menos "escolados", acreditando no... rsrsrs... "cientissismo" de quem não tem domínio dos conteúdos da física, por exemplo, você, o professor Douglas, Kleber Kilhian e... muitos outros!!!! Bom, penso que depois dessa sua publicação, um seu leitor, mesmo aquele tomado de medo... "por ouvir dizer" e/ou falar sobre as falácias do uso do 5G, caso continue com esse estado medroso, então, ele que fique morando eternamente na sua Terra plana!!!!
    Olha, brevemente estarei postando novos desafios no meu blog MATEMÁGICAS E NÚMEROS e... espero que vc seja mais um daqueles meus leitores que procurem solucioná-los, certo????
    Um fraternal abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Valdir. Acho que as preocupações excessivas com o 5G são desnecessárias. Obrigado pela visita e comentário. Estarei atento aos novos desafios matemágicos. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caros,
    Me permitem divergir?
    Não corroboro a visão dos dois deputados que criaram aquela pérola de projeto de lei. Vale lembrar que não são pioneiros nessas destrambelhices, no passado outros parlamentares tentaram revogar a Lei da Gravidade...

    Contudo, gostaria de lembrar que vivemos em um mundo que convive com uma quantidade enorme de emissão de radiações, além das naturais a que estamos sujeitos, desde sempre. TV, rádio, cel 3g 4g, etc.. E, em breve 5G. E a 5g não estará confinada aos aparelhos celulares, estará embarcada em toda sorte de equipamentos eletro/eletrônicos, tais como geladeiras, tvs, carros, relógios, e por ai vai. Isso irá multiplicar por 10x? 20x? O número atual de dispositivos emitindo e recebendo sinais de rádio. E, estão todos no nosso entorno.

    Outro ponto que, acho, merece nossa atenção é que essa capilaridade aponta para a necessidade de antenas concentradoras em maior quantidade, visto que embora mais rápido, o 5g tem menor alcance.
    Antigamente víamos antenas de tv no alto das casas e prédios. Hoje vemos, com alguma frequência, antenas de telefonia móvel.
    Para estas, as atuais, há norma e legislação, colocada pela AG. reguladora, definindo distâncias e etc. Isso ocorre pelo reconhecimento de que estas antenas tem, ao menos, o potencial risco à saúde.
    Devemos ficar vigilantes para as medições dos aparelhos portadores/concentradores de 5g, (de preferência efetuados por agentes autônomos)cobrando dos entes públicos ações positivas para atualização e/ou criação de normas no resguardo da saúde da população.

    Em uma época em que convivemos com tantos elementos nocivos - bem lembrados os agrotóxicos - considero importante, também, pensar no fator acumulativo. Uma fonte de emissão 4g pode não ser fator de risco, mas junto com o 5g isso pode mudar de figura.

    Pra fechar, lembro de um trabalho que fiz, faz anos sobre o uso de mercúrio pela indústria de cloro. Naquela ocasião todas as pesquisas apontavam que as concentrações se encontrava abaixo dos valores limites indicados pelos organismos internacionais. Um estudo mostrou que o mercúrio tem grande bioacumulação no pâncreas e fígado. Assim, a exposição prolongada leva a concentrações muito acima dos limites. As consequências, doenças renais agudas, crônicas, câncer, etc.

    Sim descobri o blog e já virei frequentador!!!
    Forte abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Eduardo. Eu concordo que novas tecnologias como a 5G sejam testadas com exaustão, para que tenhamos certeza de que em nenhum momento e sob quaisquer circunstâncias, não serão prejudiciais ao organismo humano, ou nem mesmo a outros animais. Já tivemos tristes exemplos na história em que esse procedimento de checagem foi de certa forma negligenciado ou pouco efetivo, sendo que algumas gerações pagaram um preço muito alto por esse descuido. Poderia citar aqui os casos do uso da talidomida na década de 60, em que muitas mulheres tiveram filhos com problemas de má formação por elas terem usado durante a gestação um aparentemente inofensivo e simples comprimido para dor de cabeça. Também exemplifico as mulheres que em determinada época trabalharam em fábricas de relógios que apresentavam os seus mostradores luminosos, sem que elas ou ninguém ainda provavelmente soubesse ou conhecesse os efeitos da radiação, e até mesmo que estivessem usando materiais com elementos radioativos.
    Entendo também que as ondas 5G por apresentarem frequências maiores do que as 4G têm um alcance menor, e por isso necessitaremos de uma maior quantidade de antenas e mais próximas dos receptores. Acedito que isso possa aumentar a potência média no ambiente, quando analisamos o efeito de várias ondas sendo propagadas ao mesmo tempo,em um mesmo espaço. Tudo isso deve sim ser analisado com muita responsabilidade por pessoas que não tenham apenas interesses comerciais, mas também devemos tomar cuidado com alarmes desnecessários vindos de pessoas que não têm o mínimo conhecimento de causa, como me pareceu ser o caso dos deputados citados no post.
    Abraço. Volte sempre, e comente.

    ResponderExcluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.