Gifs animados do Google+

Um recurso da rede social Google+, que ainda não está disponível no facebook, são aquelas imagens com movimento, chamadas de gifs animados.  Alguns gifs que tive a oportunidade de ver por lá são interessantes e diria até mesmo instrutivos, bem diferentes daqueles com mensagens com bichinhos e estrelinhas piscando, na época do Orkut. Resolvi fazer aqui uma seleção de 5 gifs  bem legais que encontrei por lá.

1- Sempre na fila errada
Quem não passou algum dia por uma situação semelhante, em uma fila de banco, do tempo em que ainda não tinham inventado a fila única (ah, e pensar que fui office boy nesta época), ou nos supermercados. No caso dos supermercados, costumo dar uma rápida analisada nos tamanhos das filas dos caixas para escolher aquela que teoricamente seria a menos demorada, pela quantidade de pessoas e também pelos volumes dentro dos carrinhos. De repente, a fila que escolhi trava por qualquer motivo, quando o cartão de crédito de alguém não passa, ou o código de barras com o preço de alguma mercadoria não pode ser lido, ou sei lá. Fica difícil disfarçar a raiva que sinto de mim mesmo, vendo as outras filas, que descartei na escolha inicial, seguindo seus ritmos normalmente.
Sempre na fila errada. Moral da história: escolha uma e permaneça até o fim, não importa o que aconteça.
2- Chave e tambor
Esta animação mostra claramente o princípio de funcionamento de um tipo comum de chave com tambor. Um aluno meu até comentou no Google+, na época em que eu compartilhei este gif, que ele tinha levado um bom tempo para aprender este processo de funcionamento, com várias explicações do professor de um curso técnico, que usou desenhos, mostrando um tambor fechado. Depois que viu esta imagem, o aluno entendeu seu funcionamento facilmente. Um bom exemplo de que em certos casos, uma animação bem produzida vale mais do que muitas palavras e desenhos.
Assim fica bem fácil de entender, não?
3- Lançamento oblíquo
Uma das matérias de Física mais difíceis de serem ensinadas e aprendidas no ensino médio é o lançamento oblíquo. O movimento deve ser estudado como a decomposição de dois movimentos, um na horizontal e outro na vertical. Note na animação que o vetor componente horizontal da velocidade (seta horizontal vermelha) permanece sempre com a mesma intensidade, o que caracteriza um movimento uniforme. Já, o vetor componente vertical (seta vertical vermelha) varia sua intensidade, o que caracteriza um movimento uniformemente variado.
Vetores mostrando as componentes da velocidade facilitam a compreensão do lançamento oblíquo.
4- Ilusão de óptica
Coloque a imagem abaixo no centro da tela. Fixe seus olhos somente no ponto verde central. Esqueça os outros pontos da imagem e não deixe em nenhum momento que seus olhos se desviem do ponto verde. Veja que depois de alguns instantes os pontos amarelos parecem ter sido apagados.


5- Matemática
Este gif é para os leitores que gostam de matemática. Ele representa uma forma original de representar a operação de multiplicação, usando retas. Note que o processo para obter o resultado final é bem semelhante ao que usamos na prática, quando, por exemplo, ao fazermos a multiplicação de 123 por 25. A primeira soma dá 15, colocamos o 5 embaixo e aplicamos o famoso "vai um" que será acrescentado na soma seguinte. Achei criativo.


Compartilhe:

4 comentários:

  1. Desejo um 2014 repleto de paz, saúde, felicidades para o estimado amigo Jairo e aos seus.

    Que a concretitude de seus objetivos esteja tão próxima quanto os novos tempos que florescerão.

    São votos amistosos do presente amigo,

    Cavalcanti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cava:
      Desejo a você e seus familiares um ano novo de muitas felicidades e realizações pessoais. Obrigado pelo votos.

      Excluir
  2. Essas animações são sensacionais mesmo.
    Ao observar o processo de funcionamento do mecanismo chave e tambor, fica bem claro que as cenas de filmes em que o personagem abre a fechadura com apenas um clipe são falaciosas =D. A propósito, existe algum meio de abrir uma fechadura sem chave?

    Parabéns pelo blog. Ele está dentre os meus favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia.
      Fico muito feliz em saber que você curte o blog.
      Existem vários tipos de sistemas de chave e fechadura. Acho que em alguns deles deve ser mais fácil e em outros mais difícil violar. Eu creio que o tipo mostrado no gif deste post não deve ser muito fácil não. Também não sei te dizer se há um meio de abrir uma fechadura deste tipo, mas você já deve ter ouvido falar das chaves "mixas" usadas para furtar automóveis. Gostaria de entender como elas funcionam.
      Obrigado pelo comentário, e volte sempre.

      Excluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"