Skimboard e a reflexão de ondas na praia de Sununga

Eu estava assistindo o canal de TV Multishow, e achei muito interessante um programa em que eles mostram uma modalidade de esporte que está evoluindo muito no Brasil e no mundo - O Skimboard. É uma espécie de surf, mas as pranchas são um pouco menores e mais leves e sem as quilhas, ou lemes, como queiram (foto). Neste mesmo programa eles mostram uma praia brasileira que está se tornando famosa por ser considerada um dos paraísos mundiais deste esporte, devido às ondas grandes e que apresentam uma formação no mínimo curiosa. É a praia de Sununga, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Existe lá um grande paredão de rochas do lado direito da praia, onde as ondas batem e refletem, e acabam se juntando às outras ondas em formação, criando uma rede de interferências em que há várias sobreposições de umas sobre as outras, dependendo da agitação do mar. 
Foto do Mundial de Sununga - 2013     (Crédito no final do post)
Quando estas interferências são do tipo construtiva, criam-se ondas de grandes amplitudes e muita força, o que proporciona o deleite dos surfistas mais radicais, que aproveitam assim para realizar belas e ousadas manobras. Na foto mostrada, tirada em abril de 2013, durante a realização de um torneio mundial, que aconteceu em Sununga, dá para perceber o encontro das ondas em duas direções diferentes, a da esquerda, proveniente diretamente do alto mar, e a da direita, proveniente da reflexão no paredão de rochas.

Reflexão de Ondas
Veja a figura. Quando as ondas incidentes (em azul) se chocam com uma superfície reta (em verde), as ondas refletidas (em vermelho) retornam em uma direção que vai depender do ângulo de incidência. A parte em que formam os quadradinhos com linhas azuis e vermelhas se misturando, é a região onde ocorrem as interferências.
No caso de Sununga, o obstáculo é formado pelo paredão de rochas, que não é reto. Assim podem ser formados complexos padrões de interferência. Junte-se a isso o fato de que deve ocorrer também na praia de Sununga o fenômeno ondulatório conhecido como difração, que é quando a onda passa por algum obstáculo, como uma pequena ilha ou elevação rochosa no mar. Veja a foto aérea de uma região da costa da Noruega, que eu encontrei neste site, e que dá uma boa noção do que ocorre com as ondas.

Selecionei um vídeo muito bom com cenas do Mundial de Skimboard UST - Sununga 2013, mostrando belas imagens que explicam mais do que palavras, o que ocorre com as ondas neste paraíso brasileiro do Skimboard. Curtam:



Crédito da foto: http://www.almasurf.com/news.php?id=3306&pagina=2&search=fot%F3grafo
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"