Gelo produzindo fogo

Outro dia eu estava procurando por um exercício de Óptica Geométrica, sobre lentes esféricas, folheando o livro Conexões com a Física, por sinal um dos melhores que já vi, e deparei-me com uma página em que se propunha a seguinte pergunta:

É possível  obter fogo usando gelo?

Isso é possível, se concentrarmos os raios solares com o uso de uma pedra cristalina de gelo, desde que ela seja "lapidada" no formato de uma lente convergente. Depois, pesquisando melhor, descobri que existe até um vídeo no Youtube mostrando como isso funciona realmente. Está em inglês, mas o que vale são as imagens.

 
Um extremo dando origem a outro. Aristóteles (384 - 322 a.C.) já tentava explicar a composição e o comportamento de todos os materiais da Natureza, através dos 4 elementos: TERRA, ÁGUA, AR, e FOGO, além  do ÉTER - a quintessência. Será que ele poderia imaginar esta relação tão próxima entre elementos tão diametralmente opostos?
Compartilhe:

4 comentários:

  1. Olá, Jairo!!!!

    Faz muito tempo, é claro, que eu li em um livro, um manual de sobrevivência e... que ensinava se fazer isso, quando estivéssemos em regiões extremamente frias, como nos polos da Terra!!!!

    Agora, eu levanto uma outra lebre: será que um precursor de Arquimedes, já teria descoberto isto e/ou até mais, fazendo combinações de lentes (lunetas de gelo) e... desse modo ter feito descobertas astronômicas???? KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!

    E o profeta Elias, hein???? Água (gelo) e fogo... desse modo é perfeitamente fantástico e aceitável como... milagre, não????

    Parabens!!!! Gostei da postagem curiosa, do vídeo e de ter me lembrado das minhas antigas leituras (já era um cientista maluco, naquela época), isso... há apenas... 10 000 anos atrás!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é meus amigos, fiéis leitores, Kleber e Valdir. Até que enfim sobrou-me um tempinho para atualizar o blog e colocar aqui uma coisa que achei interessante para compartilharmos juntos.
    Que bom que gostaram.
    Abraços, e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Desejo ao amigo Jairo Grossi e à todos aqui um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

    São sinceros votos,

    Cavalcanti

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"