As diversas visões

Hoje o INFRAVERMELHO está completando 3 anos. Resolvi então escrever neste post comemorativo um pouco mais sobre o assunto relacionado ao  título do blog.

A vantagem de termos diversas visões
Óptica é uma das partes da Física que eu mais gosto de ensinar e de aprender. Em minhas aulas sobre esta matéria, quando entro no estudo dos mecanismos que propiciam a visão, costumo dizer aos alunos que mesmo com todos os recursos da tecnologia moderna, não conseguiram inventar até agora nenhum instrumento óptico que apresentasse, na sua forma de funcionamento, um grau de sofisticação comparável ao do olho humano, cujos componentes sofreram uma evolução durante milhões de anos até que chegássemos  ao que temos nos dias de hoje.
É tão difícil acreditar que estas fantásticas estruturas tenham se originado de outras formas mais simples, que este até se tornou um exemplo muito usado por defensores do Criacionismo Bíblico para  convencerem seus seguidores de que só mesmo um Deus poderia ter criado tão magníficas e engenhosas obras, já "prontas", e da maneira como as conhecemos atualmente.

No ano passado, uma aluna minha, por sinal muito educada e estudiosa, a quem, por causa disso, tenho muita admiração, me disse não acreditar que tamanha complexidade estrutural presente nos nossos olhos pudesse ter sido atingida a partir de uma gradual e lenta evolução. Por um instante pensei em recomendar a ela a leitura de um livro muito bom que li, "O Relojoeiro Cego",  do biólogo e escritor Richard Dawkins. Para mim, o livro não deixa a menor dúvida sobre de que lado deveríamos ficar, mas acho que eu jamais faria uma indicação de um autor como este a uma pessoa religiosa.

Respeito muito cada opinião pessoal, e acho que todos temos o direito de acreditar naquilo que bem entendermos, diante da forma como nos foi ensinado. Só lamento que algumas pessoas se contentem com apenas uma explicação - muitas vezes simplista - sobre um determinado fato, sem que se permitam usar uma liberdade de pensamento, a fim de que pudessem tomar uma decisão sobre em que seria melhor acreditarem ou não. O ideal é que elas conseguissem fazer uma comparação entre as diversas teorias, escolhendo então em um segundo momento,  aquela que fizesse maior sentido para elas.

O Infravermelho e a Astronomia
Os nossos olhos têm um papel importante, porque a luz transporta grande quantidade de informações sobre sua origem e sobre os objetos que quer refletir ou absorver.  Tudo que nós enxergamos na forma de cores é luz. Uma tinta verde, por exemplo, é vista nesta cor porque quando iluminada por luz branca - que contêm todas as cores - só não absorve o verde, que é então refletido em direção aos nossos olhos (veja o esquema da figura). Como a maioria dos animais, os seres humanos têm um sistema visual que coleta os sinais luminosos e transporta-os para o cérebro. Nossos olhos, no entanto, só são sensíveis a uma parcela muito pequena do espectro da luz, o que chamamos de luz visível.

Ao longo do século 19, os cientistas descobriram e visualizaram vários tipos diferentes de luz antes invisíveis: ultravioleta (UV), infravermelho, raios X, raios gama, ondas de rádio e microondas. Logo se tornaria evidente que a luz visível e estas formas recém-descobertas de luz eram todas manifestações da mesma coisa: a radiação eletromagnética. 

No final do século 19, cientistas começaram a investigar como a radiação proveniente do cosmos poderia ser capturada para "ver" objetos astronômicos, como estrelas e galáxias, em comprimentos de onda além da faixa visível. Antes, porém, eles tiveram que superar a barreira da atmosfera da Terra.
A atmosfera, claro, é transparente à luz visível, e é por isso que muitos animais desenvolveram olhos que são sensíveis a esta parte do espectro. No entanto, muito pouco do resto do espectro eletromagnético consegue penetrar as espessas camadas de nossa atmosfera.
Os comprimentos de onda mais curtos de radiação infravermelha podem penetrar na atmosfera, mas como seu comprimento de onda atinge um micrômetro, esta radiação  tende a ser absorvida pelo vapor de água e outras moléculas presentes na atmosfera.

Diante desses problemas, na segunda metade do século 20, após o advento da era espacial, os astrônomos começaram a lançar seus telescópios para além da atmosfera, no espaço. Isto iniciou uma revolução na astronomia comparável à invenção do primeiro telescópio, pouco mais de 400 anos atrás.

Explorando tanto em terra como através de telescópios no espaço, os astrônomos de hoje podem combinar observações de todo o espectro, produzindo imagens anteriormente ocultas e extremamente cativantes do Universo. Observações na faixa de infravermelho, por exemplo, mostram a mistura de outras formas invisíveis de poeira e gás que preenchem os espaços interestelares e de onde nascem novas estrelas. Veja o exemplo destas fotos:

Andrômeda, a galáxia mais próxima da Via Láctea, quando observada através da luz visível, mostra as suas várias centenas de bilhões de estrelas. Observações feitas em comprimentos de onda do infravermelho, revelam a mistura de (principalmente) gás e poeira a partir do que nascerão novas estrelas.




Sobre o  aniversariante
Quando montei o blog em 2009, e comecei a escrever aqui, a ideia inicial era a de tentar despertar um maior interesse das minhas alunas e alunos sobre temas relacionados a Física e às Ciências em geral, mas infelizmente poucos deles se interessaram. Assim, de algum tempo para cá, o blog foi tomando outros rumos. Conheci várias pessoas interessantes que trocaram ideias em torno do que eu escrevia, e assim fui fazendo amigos. Alguns apareceram, outros sumiram, mas o bom está sendo perceber que há um importante trabalho de tantos outros colegas que têm se esforçado muito em divulgar com bastante qualidade as coisas que gostam, compartilhando também com os outros as suas maneiras de pensar. As vezes concordamos, as vezes não, mas acho que com este blog encontrei mais uma maneira bem compensadora de passar o meu tempo na internet.

Como puderam notar os leitores antigos, fiz umas mudanças no visual do INFRAVERMELHO também. Troquei de template, colocando um que achei mais "clean", com duas colunas somente. Se alguém não gostou me avise que eu posso pensar em voltar com o antigo, ou escolher outro.

Obrigado a todos que me deram força e incentivaram, comentando ou criticando ao longo destes anos.

Fonte:
http://www.scienceinschool.org/2011/issue20/em
Compartilhe:

10 comentários:

  1. Bom dia Jairo.
    Primeiramente sobre o novo visual do Infravermelho, acho que ficou ótimo! Gostei bastante. Acho que deve manter assim!.
    Parabéns pelo blog. Realmente não é fácil manter um blog, ainda mais com qualidade como este, com ótimas postagens e ideias tão boas quanto a sua.
    Acho que criamos muitas expectativas, mas às vezes o retorno que temos não é o esperado. Aí desanimamos um pouco. Mas vejo que vale a pena, porque mesmo tendo muitas visitas sem nenhum comentário de incentivo, por outro lado temos aqueles leitores fiéis que sempre reconhecem nosso esforço em fazer um artigo de qualidade, por mais simples que seja. Isso nos dá força para continuar. Pelo menos é assim comigo.
    Sobre religião, respeito a fé de cada um, mas creio que algumas pessoas tem que evoluir o pensamento e deixar de ver o deus que criaram como o criador de tudo, pelo menos da forma que dizem.
    Um forte abraço meu amigo, que em 2012 você consiga continuar a se dedicar ao Infravermelho com postagens tão boas quanto essa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jairo!

    Parabéns, meu amigo e parceiro!!!!

    Três é demais? Segundo um ditado popular, é... sim, mas, na minha opinião, da-se o contrário! Três é muito pouco e tem mais uma coisa agravante: o blog INFRAVERMELHO demorou em aparecer no cenário da blogosfera e culpa de quem? Daqueles que procuraram sabotar os esforços das pessoas, como nós, retardaram as nossas ações de uma democrática partilha do saber universal e o fizeram na forma de: primeiro, um ensino do faz de conta; segundo, nada de facilitar a feitura de bons livros e para isso, taca preços exorbitantes para quem quiser ser escritor; terceiro, mais e mais ações para tornar o professorado um bando de marionetes do sistema que cuida desse grande e pitoresco circo em que eles, burocratas e sanguessugas do povo brasileiro, transformaram o nosso querido Brasil!
    Mas, contra a força das águas não há barragem segura, a ação invisível energética dos pensamentos dos guerreiros do saber, aliados da agora... onipresente e até uni ciente informática, depois, tal qual, acontece de forma individual para qualquer professor, quando conseguimos transformar uma cabeça pensante desestimulada de um estudante, em buscador incansável por mais conhecimentos, pela mesma razão, agora contando não somente com livros impressos, mas com, os modernos meios da multimídia e entre elas, os blogs!
    Sim, os blogs, focados nos mais diversos assuntos, são por analogia, os livros modernos e tais como aqueles, tem os maus, os bons e os péssimos, embora que para essa classificação, muitas das vezes, um ótimo blog seja considerado péssimo por alguém, devido defender um assunto que é considerado detestável, segundo a preferência do leitor! Mas, O blog INFRAVERMELHO é tão interessante e que mesmo defendendo os assuntos da física, disciplina muito importante para os dias de hoje, consegue nas explanações dos assuntos ali postados pelo Jairo Grossi, estimular o aprendizado, trazendo sempre assuntos tão interessantes que agora, vencem mais mais uma das coisas desestimulantes, ou seja: a falta da interação com os leitores, através dos debates. Pois o Jairo, com a sua inteligência, conseguiu reverter essa situação e agora, vemos que os seus posts são debatidos através de comentários "bumerangues" e isso só se consegue, agindo assim, com denodo, com sabedoria, com amor e com a vontade política de mudar naturezas e os cenários!
    O Matemágicas e Números parabeniza ao Jairo Grossi dono desse veículo de comunicação com foco na física, o blog INFRAVERMELHO, que completa os seu três anos de existência e hoje percebemos que, até antes do seu advento no cenário da blogosfera, já se fazia necessário e imprescindível, como instrumento de ensino e lazer nessa grande coisa benéfica para a humanidade, que é... a internet!

    Vida longa e muito mais sucessos!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  3. @ Kleber:
    Considero muito importante as suas opiniões sobre o visual dos meus blogs, tanto este como o fisicamello.blogspot.com. Nem sei como agradecê-lo por estas valiosas colaborações.

    Eu já comentei isto com você, mas vou repetir:
    O seu blog obaricentrodamente.blogspot.com já se tornou imprescindível aqui na blogosfera. Agora você está mesmo "enrolado". Este seu trabalho não pode mais parar de jeito nenhum. Pelos comentários que vejo lá, muitas pessoas têm se beneficiado dos teoremas, fórmulas, demonstrações e informações que você garimpa em livros e sites, e escreve tão bem, usando linguagens avançadas de computador para que a visualização fique bem clara. Não conheço outro blog com tanta qualidade neste sentido, e você sabe que isto não é puxação de saco. Neste sentido é que muito me orgulha tê-lo como parceiro e conselheiro.

    Quanto às religiões, o máximo que podemos fazer é sugerir às pessoas que aprendam a comparar as diversas visões, mas quem já está preso a dogmas inflexíveis impostos pelos pais ou seja lá quem for, fica muito difícil.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. @Valdir:
    Você é uma pessoa muito generosa, e vejo que muitas vezes fica chateado com a indiferença das pessoas, quando não fazem comentários nos blogs. Não tenha a menor dúvida de que eles são importantes, pois dão um grande estímulo ao autor. Neste item você se transformou em um grande incentivador do nosso trabalho, colocando o que pensa sobre o ensino da matemática e das ciências, que de fato são tão negligenciados, tanto na escola quanto aqui na internet. Definitivamente estou vendo que não é nada fácil atrair a atenção das pessoas, principalmente os jovens, para estes assuntos. Tenho visto tantos blogs e sites aqui na WEB, e quando comparo a quantidade de besteiras que as pessoas escrevem, chego à conclusão de que o nosso povo precisa melhorar muito em termos de conhecimentos científicos.
    Quando eu escrevi aqui, por exemplo, no post sobre as previsões de 2012, que eu não acredito em tarô, astrologia, videntes, e assim por diante, alguns visitantes, que devem ter chegado ao blog sem querer, através da busca no Google, viram isto como uma chatice minha. Mas este é justamente o ponto que eu quero ressaltar aqui neste blog. Estas pessoas que fazem tais julgamentos, estão em busca de uma explicação sobrenatural para as coisas. Não veem que se não fosse pelas "chatices" da física e da matemática, elas nem mesmo conseguiriam usufruir da internet.

    Continuemos nós nesta luta para tentarmos equilibrar esta balança, que infelizmente está pendendo mais para o lado dos misticismos e crenças bobas.

    Obrigado Valdir, pelo incansável apoio. Você é um dos que fazem com que eu procure melhorar sempre na busca de algo interessante para ser postado aqui.

    continue também seu belo trabalho de divulgação no
    matemagicasenumeros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo, fico muito contente por poder aprender com os seus posts. Sei que é um trabalho muito árduo manter um blog dessa qualidade, sem visar nenhum recurso financeiro, mais como educadores temos a função de compartilhar e democratizar o conhecimento. Não é fácil dedicar parte de nosso tempo, para transmitir o conhecimento, pois, às vezes trabalhamos 40 ou 60 h/a semanais, e nem sempre somos recompensados por tudo isso. Mais vamos continuar lutando...um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Adão:
    Eu também fico muito contente quando vejo tantos professores visitando o meu blog. Isso só aumenta a minha responsabilidade. Eu disse outro dia a um colega que comentou aqui, que eu prefiro ter poucos leitores, mas que gostam das coisas que escrevo, do que receber inúmeros visitantes que não têm a capacidade de compreender o propósito do nosso trabalho, que é tão somente o de divulgar ciências.

    Você tem razão quanto ao tempo. Quando vou elaborar um post sou muito rigoroso comigo mesmo, e reviso umas vinte vezes pra ver se o que escrevi corresponde exatamente ao que eu queria dizer, e ao que eu gostaria que as pessoas interpretassem, e isto me toma muito tempo. Aproveito as férias para pesquisar bastante e também aprender com os blogs dos amigos, como o seu, por exemplo, de excelente qualidade:

    adaoreinaldo.blogspot.com

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Jairo, parabéns pelo blog e desculpe pelo feliz aniversário atrasado!
    Nem vou pedir perdão! :-)

    ResponderExcluir
  8. Gostei do novo visual.E parabéns pelo aniversário.
    Este ponto de vista, é o meu presente:http://www.nasa.gov/images/content/294878main_astronauts_new.jpg. Com a certeza de que irá gostar.;)

    ResponderExcluir
  9. @Prof. Aparecido Rosário:
    Mais um grande tradutor e blogueiro que sabe TUDO sobre o BLOGGER (Chupa Wordpress!) :)
    E ainda por cima também é professor de Física, mas como todo mundo tem seus defeitos...é corinthiano :(

    Quanta honra receber a visita de pessoas tão interessantes e inteligentes!

    Obrigado Cidão. Não tem nada que desculpar pelo atraso. Já percebi que vc é um daqueles que tarda mas não falha :)

    ResponderExcluir
  10. @Profa. Alexandra:
    Você é uma companheira de longa data. Sou muito grato pelas primeiras palavras que tu trocaste comigo, assim que conheceste o blog INFRAVERMELHO, ja há um bom tempo, dizendo que havia visto semelhanças com o seu blog
    DA FÍSICA À QUÍMICA
    , na forma como ambos procuravam divulgar as ciências.

    Eu tenho procurado, na medida do possível, não me distanciar muito deste tema, mesmo em respeito aos antigos leitores como você, que deram a maior força no começo.

    Obrigado, companheira. Espero que esteja tudo em paz com você neste começo de ano aí em Portugal.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"