A última entrevista de Carl Sagan

Hoje o blog INFRAVERMELHO faz aniversário. Exatamente há dois anos publiquei o meu primeiro post, o qual fiz questão de dedicar à série Cosmos, de Carl Sagan, que faleceu em 20 de Dezembro de 1996, aos 62 anos de idade, depois de uma batalha de dois anos contra uma grave doença na medula óssea denominada mielodisplasia.
Resolvi então homenageá-lo mais uma vez, colocando aqui a última entrevista deste cientista, feita em 27 de maio de 1996, quando ele já estava um pouco debilitado devido ao tratamento da doença, mas ainda bastante esperançoso. Nela ele defende com veemência as mesmas ideias que o tornaram famoso, demonstrando respeito às atitudes de algumas religiões que incluem a moralidade em tratar com compaixão os menos afortunados entre nós, mas enfatizando também os problemas criados quando elas resolvem ditar regras e questionar, ou até mesmo desprezar, certas descobertas e avanços da Ciência, a partir do que definem como o que deve ser aceito tão somente pela fé.
Sagan comenta sobre o seu livro, O Mundo Assombrado Pelos Demônios, critica as pseudociências e a falta de conhecimentos básicos sobre Ciências demonstrados por boa parte dos jovens (e adultos) dos Estados Unidos, e enfatiza o perigo representado quando alguns políticos também não procuram adquirir e valorizar estes conhecimentos. Creio que não preciso nem dizer que aqui no Brasil o quadro não é muito diferente. Em 2010, jovens vinham me perguntar sobre os "efeitos quânticos" das pulseiras do equilíbrio que eles haviam comprado, e outros demonstravam acreditar em previsões de um “polvo vidente" usado na Copa do Mundo de Futebol. 
Em fevereiro de 2009, o senador Marcelo Crivella, parente do bispo Edir Macedo, criticou na tribuna do Senado (leia aqui  na íntegra) os que defendem a Teoria da Evolução das Espécies, de Darwin.
Um certo professor da UnB, que neste artigo da Folha.com diz que gostaria que houvesse um maior investimento do setor público no estudo que a universidade faz sobre possíveis discos voadores e efeitos paranormais. Conheço também particularmente alguns colegas professores que acreditam fervorosamente em energias liberadas dos chacras, de alguns tipos de pedras, e das pirâmides.
Desta forma, acho que a mesma preocupação que Sagan tinha em 1996, deva também ser evidenciada igualmente nos dias de hoje. Assistam:





Espero continuar divulgando e mostrando aqui que a Ciência, apesar de muitas vezes decepcionar a nossa histórica queda em acreditar nos milagres e no fantástico sobrenatural, se revela como o caminho mais seguro em busca do avanço da humanidade.


Agradeço a todos que de alguma forma contribuiram, apoiando o meu trabalho neste dois anos do INFRAVERMELHO.
E agora, um presente de aniversário para o blog:
O livro  O Mundo Assombrado pelos Demônios (em pdf)     
Clique aqui  para ler
Compartilhe:

8 comentários:

  1. Olá, Jairo!
    Parabéns pela data de aniversário de seu... bem feito e indispensável blog! Precisamos dele, pois você realiza um trabalho, do qual eu também compartilho embora ainda em menor escala, com bastante dedicação e mestria, sobre a ignorância e a alienação das pessoas enganadas, sobre as verdades ciêntificas, como prova este seu 1º post do ano! Parabéns para o blog e para você em sua luta para levar o verdadeiro e preciso conhecimento às pessoas!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Francisco:
    Só tenho que agradecer seus valiosos comentários aqui no INFRAVERMELHO. Fico muito contente quando as pessoas deixam suas opiniões ou recados, o que ao mesmo tempo reforça cada vez mais a minha responsabilidade a respeito das informações aqui prestadas. Acho que o trabalho em seu blog, pelo que acompanhei, não é em menor escala, pois alguns assuntos lá são de grande importância também, dentro da área em que você se especializou. A Matemática.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, parabéns pelo niver de seu blog, gosto muito da maneira como que vc escreve. Carl Sagan é um exemplo que devemos seguir, nós que gostamos de divulgar a ciência. Abraço, continue firme nessa jornada...

    ResponderExcluir
  4. Professor Adão:
    Obrigado pelo comentário, meu amigo.
    O maior estímulo para que eu continue escrevendo sobre alguns assuntos que eu gosto, e acho importante que sejam divulgados, vem justamente através de mensagens de incentivo como as suas, e também das opiniões e críticas construtivas.
    Tem tanta coisa ruim na internet, infestando a cabeça das pessoas, que nós educadores precisamos fazer este contraponto.
    Eu noto que infelizmente os blogs sobre ciências não atraem tanto a atenção dos jovens. Eles procuram mais os que eu classifico como besteirol, e não haveria tanto problema nisso, se eles soubessem dosar as duas coisas. Por esta razão, fico muito contente quando ouço algum aluno, colega, ou amigo meu, comentando que acessou e achou interessante alguma coisa que eu escrevi aqui no INFRAVERMELHO.

    Veja, por exemplo, o caso das tais "pulseiras do equilíbrio". Quando as pessoas, principalmente os jovens, só se preocupam em frequentar sites de besteirol, e de relacionamento, onde uma mentira ou calúnia se espalha com rapidez incrível, elas acabam se tornando presas fáceis de toda espécie de charlatães de prontidão.
    Continua você também o belo trabalho com o seu blog. Quanto mais divulgarmos a Ciência, melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog! Escreves com muita coerência. Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Alquimista:
    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Olá Jairo.
    Feliz niver atrasado!

    Billions and billions também é muito bom.

    Consegui comprar a série Cosmos (versão atualizada e comentada pelo Sagan) na Abril faz uns 2 ou 3 anos, se alguém se interessar...

    Abs e continue a educar e a informar.

    ResponderExcluir
  8. O Coisa:
    Obrigado pelo comentário.

    O conjunto das obras e realizações de Sagan é fantástico. Ah, se mais e mais pessoas se interessassem pelas suas obras... Quantos charlatões e religiosos não estariam desempregados hoje, não é mesmo?

    Abraço, e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"