Comparando tamanhos dos planetas, satélites, e estrelas

Há muitas figuras e inúmeros videos na internet comparando tamanhos dos astros e estrelas, mas achei essas do site da USP muito bem feitas. Vejam:   

9 comentários:

  1. nossa Jairo, mt boas as fotos, porque quase todo mundo tem uma ideia de que o sol seja o maioral do universo, e tem uma foto que prova o contrário. Muito boa essa postagem!

    ResponderExcluir
  2. As figuras são muito boas mesmo, Paôla. O nosso Sol, na verdade, perto, por exemplo, da estrela Beteugeuse, é muito pequeno. E olha que o Sol tem mais ou menos 100 vezes o diâmetro da Terra. Imagina então como nosso planeta é minúsculo, comparando com outros corpos do Universo. Somos mesmo um Pálido ponto azul.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem Jairo
    Um assunto muito interessante, com ótimas fotos.
    Parabéns pelo seu interesse incansavel em incentivar os jovens. É por causa de professores como você que eu realmente sinto vontade em prestar atenção nas aulas.
    Valeu Jairão!

    ResponderExcluir
  4. Mariana.
    Só posso dizer que seu comentário veio em uma boa hora, em um momento em que me encontro bastante desapontado. Infelizmente, não sei se pelo tempo de serviço, e tendo a percepção durante todos estes 20 anos de magistério que as condições da escola pública só pioraram, sinto que estão diminuindo as minhas forças para tentar mostrar aos meus alunos e alunas que eu ainda acredito demais na educação e na ciência como as melhores formas de mudar e alavancar a qualidade de vida das pessoas, não para que elas somente pensem em ganhar dinheiro e resolvam SUAS vidas, mas para que todos nós brasileiros encontremos juntos a melhor forma de melhorar as NOSSAS vidas.
    Suas palavras gentis me animam e me dão bastante combustível para continuar lutando contra a falta de estrutura das escolas públicas, que eu sinceramente gostaria que melhorassem. É quase desumano dar aulas em salas que não comportam 40 alunos, muitos deles sem interesse naquilo que tentamos ensinar, e que, de certa forma, acabam atrapalhando os que estão ali e desejam adquirir maior conhecimento.
    Fico muito feliz em notar que muitos como você, ainda fazem valer a pena o meu esforço em tentar dar o máximo que posso por vocês, apesar de todas as dificuldades.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jairo! Muito bom mesmo o seu blog! passarei a segui-l0. Eu sou professor de matemática e sou pesquisador independente na área, mas, desde pequeno sou vidrado pelos assuntos da astronomia. Tenho um blog recém criado e estou apanhando para deixa-lo atraente no aspecto estético, mas, quanto ao conteúdo,já começa a agradar. O link é: www.matemagicasenumeros.blogspot.com decolando desde o zero ao infinito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Francisco:
    Obrigado pela visita e pelo comentário elogioso. Já fui ao seu blog, e achei muito bom.
    Parabéns.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. nossa vc arrasou com essa foto mostro a rea lidade serio eu gostei muito!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. parabens vc me ajudou bastante no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda:
      Fico feliz que tenha ajudado, graças ao pessoal da USP que fez estas belíssimas imagens.

      Excluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.