Esta semana realizei com os alunos das primeiras séries do ensino médio da escola em que dou aulas de Física, uma atividade prática para determinarmos a velocidade dos veículos passando por uma avenida ao lado da escola, onde a máxima permitida é de 60 km/h (foto).
Momentos antes do início da aula, preparei as condições necessárias para a realização da prática. Tracei inicialmente três linhas no asfalto, separadas por uma distância de 5 metros cada uma. Dessa maneira, os alunos poderiam optar por duas medidas de deslocamento, de 0 a 5 m (foto), ou de 0 a 10 m.
Momentos antes do início da aula, preparei as condições necessárias para a realização da prática. Tracei inicialmente três linhas no asfalto, separadas por uma distância de 5 metros cada uma. Dessa maneira, os alunos poderiam optar por duas medidas de deslocamento, de 0 a 5 m (foto), ou de 0 a 10 m.
Antes de levar os alunos para o local, conversei com eles na sala sobre as condições de segurança que deveríamos seguir para que ninguém corresse nenhum risco. Feito isso, entreguei a eles alguns cronômetros e fomos a campo fazer as medidas. Cada aluno escolheu uma distância (5 m ou 10 m) e mediram o tempo que os veículos gastaram para percorrê-la. Vejam algumas fotos do experimento:
Depois, voltamos para a sala de aula, e pedi a eles que usassem o conceito de velocidade, que eu já havia trabalhado anteriormente nas teorias, para determinarmos os valores com as medidas obtidas na avenida. Como esta é uma atividade sugerida por uma Situação de Aprendizagem que consta do Caderno do Aluno, fornecido pelo Governo do Estado de São Paulo, aproveitei a tabela dada e começamos os cálculos. Depois de algum tempo, todos os alunos já haviam aplicado a fórmula de velocidade (V) que eu passo simplificadamente para eles dessa maneira:
$$\begin{equation*}\large V = \frac{D}{T}\end{equation*}$$ onde D simboliza uma distância percorrida, e T simboliza o intervalo de tempo gasto para percorrê-la. Vejam exemplos de valores de tempos anotados, correspondentes à distância de 10 m:
Calculamos os valores aproximados de velocidades, em m/s, dividindo a distância (D) pelo tempo medido (T). Os valores da última coluna foram obtidos multiplicando as velocidades em m/s por 3,6 (fator de conversão de m/s para km/h). Ao explicar para os alunos a origem deste fator de conversão, eu mostro que são feitas duas conversões simultâneas: de metros (m) para quilômetros (km), e também de segundos (s) para horas (h). Como uma hora tem 3600 segundos, e um quilômetro tem 1000 metros, se dividirmos 3600 por 1000, obtemos o fator 3,6.
Com esta atividade, os alunos fixam melhor o conceito de velocidade, essencial para o posterior entendimento dos conceitos de aceleração e força, envolvidos nas Leis de Newton. Ao mesmo tempo, puderam constatar que alguns veículos ultrapassaram a velocidade permitida no local da avenida, como foi o caso do carro 2 e da moto, mostrados na tabela.
$$\begin{equation*}\large V = \frac{D}{T}\end{equation*}$$ onde D simboliza uma distância percorrida, e T simboliza o intervalo de tempo gasto para percorrê-la. Vejam exemplos de valores de tempos anotados, correspondentes à distância de 10 m:
Calculamos os valores aproximados de velocidades, em m/s, dividindo a distância (D) pelo tempo medido (T). Os valores da última coluna foram obtidos multiplicando as velocidades em m/s por 3,6 (fator de conversão de m/s para km/h). Ao explicar para os alunos a origem deste fator de conversão, eu mostro que são feitas duas conversões simultâneas: de metros (m) para quilômetros (km), e também de segundos (s) para horas (h). Como uma hora tem 3600 segundos, e um quilômetro tem 1000 metros, se dividirmos 3600 por 1000, obtemos o fator 3,6.
Com esta atividade, os alunos fixam melhor o conceito de velocidade, essencial para o posterior entendimento dos conceitos de aceleração e força, envolvidos nas Leis de Newton. Ao mesmo tempo, puderam constatar que alguns veículos ultrapassaram a velocidade permitida no local da avenida, como foi o caso do carro 2 e da moto, mostrados na tabela.
Parabéns professor pela sua iniciativa.
ResponderExcluirObrigado, Marcelo. Estamos tentando fazer com que o aprendizado de alguns conceitos da Física façam mais sentido para os alunos. Do jeito que ela tem sido ensinada, pensando-se somente nas questões de vestibular, esta importante disciplina tem sido apontada pelos alunos como uma das mais chatas, e eles não entendem para que vai servir, quando entramos em fórmulas da cinemática, que acabem se tornando muito matemáticas e distantes da realidade prática do dia-a-dia.
ExcluirGrato pela força.
Pena que você não tirou foto da nossa aula :(
ResponderExcluirVerdade. Nos próximos experimentos vou tirar umas fotos do 1ºB também.
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