Problemas ambientais na produção do álcool: uma aula diferente

Esta semana eu estive acompanhando uma turma de alunos da 1ª série do ensino médio (foto), em um passeio muito instrutivo, no qual aprendemos na prática alguns dos problemas ambientais que surgem devido à adoção de uma monocultura, como a da cana-de-açúcar, muito comum na região de Piracicaba, para a produção de etanol.
Este tipo de aula campal é promovida por estudantes da ESALQ-USP, através de um projeto de extensão universitária, chamado PONTE, e é de grande valia para o melhor entendimento de várias questões relacionadas ao meio ambiente. Fiquei impressionado em ver como os alunos se interessaram pelas atividades, que são bem desenvolvidas, e fazem com que eles participem bastante com perguntas, questionamentos e reflexões.

Erosão
Um dos maiores problemas que surgem quando substituímos as florestas nativas por grandes áreas de canaviais é a erosão, provocada pela exposição direta do solo, que se torna compactado, dificultando a infiltração e retenção da água, que escorre então pela superfície, arrastando a terra e os nutrientes, formando valetas na direção das partes mais baixas do terreno.
Um exemplo bem claro desta situação foi mostrado a nós (foto), no qual o relevo inclinado do terreno fez com que surgisse uma voçoroca, uma grande vala por onde a água das chuvas vai arrastando a terra, provocando outro fenômeno preocupante chamado de assoreamento. Descemos então, beirando a voçoroca, para olharmos e entendermos melhor este fenômeno.

Assoreamento
O assoreamento ocorre quando os leitos dos rios e nascentes vão se enchendo de terras, vindas das partes mais acima, arrastadas pelas corredeiras. Neste caso, os monitores mostraram a nós um exemplo claro deste processo. Os donos daquela propriedade tentam atualmente diminuir os efeitos adversos com o replantio de árvores nas regiões por onde as águas correm, e onde situam-se nascentes que formarão os rios. Estas áreas são protegidas por lei e são conhecidas como Áreas de Preservação Permanente (APP).
Do lado direito vemos a parte mais baixa do terreno por onde a água corre e forma um riacho em dias de chuva. As árvores foram plantadas para tentarem diminuir o problema, mantendo as áreas de preservação.
Depois da visita ao canavial, fomos para os laboratórios da universidade para entendermos como o álcool é produzido, pela fermentação e destilação, através de um experimento simples usando uma fonte de calor, uma mangueirinha e recipientes de vidro (foto).

Álcool: a solução?
Muita gente pode ter a impressão de que com a substituição de um combustível fóssil, no caso, a gasolina, por outro que utiliza fonte renovável, como o álcool, os nossos problemas estariam solucionados, mas na verdade, os impactos causados pela cultura da cana, e também pela produção do etanol não são pequenos. Ouvi um dos monitores explicando que, da mistura fermentada de cana, depois da destilação, apenas uma pequena porcentagem é convertida em álcool. O produto que sobra, que eles chamam de vinhaça, pode ser usado como adubo na própria plantação de cana, mas pode se tornar um problema, já que se há um excesso, pelo que entendi, não há ainda muitas opções de aproveitamento de todo este subproduto, que deve então ser descartado, mas em que local?
Além disso, não haveria como suprir a demanda de etanol, caso todo mundo deixasse de usar a gasolina ou o diesel. Não haveria área suficiente de plantio de cana, e mesmo que isso fosse possível, os efeitos desta monocultura, relatados aqui, seriam agravados ainda mais com o tempo.

Qual a solução?
Levando em consideração que os motores dos carros à combustão são muito pouco eficientes, assunto que eu já tratei aqui neste mesmo blog, eu penso que a melhor solução seria que todos se conscientizassem da necessidade de reduzir de qualquer modo o consumo de combustíveis, pois a continuar neste ritmo, fatalmente chegaremos a uma situação ainda mais dramática. Espero que a indústria automobilística aprimore as tecnologias com sistemas de propulsão mais eficientes, como a elétrica, por exemplo, ou até mesmo solar, que eu também já exemplifiquei neste post do blog. 

2 comentários:

  1. Olá Jairo. Ótimo post. Eu sempre penso em como o discurso ecológico pode ser apenas marketing e hipocrisia. Se não avaliarmos todo o contexto de uma solução não podemos afirmar que é "ecológico". A monocultura canavieira, assim como todo esse milagre do agronegócio tem que ser avaliado com muuuuuito cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. As questões relativas à ecologia estão muito interligadas mesmo. No caso do álcool, desde a escolha e preparação do terreno para o plantio da cana até os efeitos da poluição da fumaça liberada na combustão dos motores dos veículos. É mais complexa do que possa aparentar. E para complicar ainda mais, também tem a parte social, política e econômica. As queimadas de cana já estão proibidas a partir deste ano, mas somente em terreno plano de cultivo. Espera-se que nos próximos anos, a prática das queimadas seja abandonada por completo, mas está senso difícil desenvolver máquinas de corte economicamente viáveis nestes terrenos muito íngremes. O que se faz hoje nestes terrenos muito inclinados, é queimar a cana e empregar mão de obra barata (boias frias) no corte. Com a mecanização desta etapa, haverá um custo extra na produção. A pergunta que eu faço é: Quem vai arcar com este custo, se os produtores resolverem repassar para o preço do álcool na bomba. Se o governo subsidiar, irá querer aumentar impostos em outros produtos. Este controle tem que ser feito porque o preço final do álcool não pode competir com o da gasolina, caso contrário, é evidente que eu ou você que temos carro flex optaríamos pela gosolina. Complicado.
      Abraço, e obrigado pelo elogio ao post.

      Excluir

Antes da publicação, os comentários serão analisados pelo autor do blog.