Obrigado, professor Adão Reinaldo Farias

Hoje fiquei sabendo com tristeza, através do facebook, do falecimento do amigo professor Adão Reinaldo Farias. Desde que criei este blog, em 2009, fui fazendo várias amizades através de comentários que eram deixados aqui, e uma delas foi a do professor de Física e Química, Adão, que na época também postava regularmente assuntos de ciências em seu blog Física e Química no Cotidiano. Nossa amizade foi se fortalecendo, e ficamos amigos no facebook. Ele certa vez me perguntou naquela rede social, quais eram as condições salariais de um professor do estado de São Paulo, para que pudéssemos comparar com as do estado em que ele trabalhava, o Paraná. Não demoramos a perceber que nos dois lugares éramos muito desvalorizados. Não era por menos, ambos os estados tinham governadores do PSDB, Beto Richa lá, e Geraldo Alckmin aqui.
Vi no facebook que o amigo Adão recebeu vários elogios por ter sido um ótimo professor, e também estava sempre engajado em defesa da valorização da escola pública. Tenho esperança de que com os acontecimentos recentes na política, em que estão caindo as máscaras dos componentes do PSDB, revelando assim a perversidade destes tucanos, em um futuro breve, os eleitores escolherão melhores representantes que entendam que a educação não deve ser encarada como gasto, mas sim como investimento. O exemplo de vida deste meu amigo me estimula a continuar lutando por isso. Depois que soube do falecimento dele, voltei a este blog, que ando deixando meio de lado há algum tempo, para reler alguns comentários deixados aqui pelo professor Adão, e então decidi homenageá-lo com uma postagem especial.

Vejam os comentários dele:

Bom dia amigo Jairo, parabéns pela sua iniciativa, também tenho procurado utilizar temas de Astronomia nas minhas aulas de Física. Infelizmente aqui no Paraná ainda não temos um projeto assim. Gostaria muito de trabalhar em um projeto como este. Eu escrevi um artigo sobre a Astronomia e o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. Bom trabalho....um abraço  

Nicola Tesla era um visionário, queria distribuir a energia elétrica pelo ar de forma democrática, morreu pobre. Um bom documentário que já utilizei na minhas aulas: https://www.youtube.com/watch?v=_xdM8q4E0Is

Caro Prof. Jairo, além dos objetos metálicos, existe o perigo de algum meteorito chocar-se com a estação espacial. Um abraço. Bom ano de trabalho.

No post  Câmara escura:
Jairo, parabéns pela postagem, não desanime vamos continuar lutando, também utilizo o Mundo de Beakman em algumas aulas. Boas férias.

Caro amigo, fico muito contente por poder aprender com os seus posts. Sei que é um trabalho muito árduo manter um blog dessa qualidade, sem visar nenhum recurso financeiro, mas como educadores temos a função de compartilhar e democratizar o conhecimento. Não é fácil dedicar parte de nosso tempo para transmitir o conhecimento, pois às vezes trabalhamos 40 ou 60h/a semanais, e nem sempre somos recompensados por tudo isso. Mas vamos continuar lutando...um abraço e parabéns.

Meu amigo, parabéns pelo niver de seu blog, gosto muito da maneira com que vc escreve. Carl Sagan é um exemplo que devemos seguir, nós que gostamos de divulgar a ciência. Abraço, continue firme nessa jornada.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Bom dia, Jairo!!!!
    Oh!!!! Que pena e, é triste receber uma notícia como essa!!!! Através da sua postagem, tomei conhecimento do falecimento do também, meu amigo e parceiro... profe. Adão Reinaldo!!!!
    Pedindo licença para tomar parte nessa homenagem sua ao nosso já saudoso amigo, o profe. Adão, tomando parte nela, complementando-a dizendo: foi uma grande perda humana, cabeça pensante de qualidade e... que as suas obras, os seus aconselhamentos, ensinamento e a sua lembrança, simplesmente não pereçam entre nós!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Valdir. Fui pego de surpresa pela triste notícia. Fiquei sabendo que ele já estava doente há algum tempo, com uma síndrome degenerativa do sistema nervoso, que pode ter sido causada pela contaminação do zica vírus. Uma grande perda para a educação, com certeza. Acho que a melhor forma de homenageá-lo é continuar na luta pela educação pública de qualidade e pela valorização de todos os educadores, sejam professores ou divulgadores de ciências.

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"