O martelo e a pena

Durante vários anos, ao ensinar queda livre nas minhas aulas de Física, dizia aos alunos que tinha visto uma vez na TV a imagem de um astronauta soltando uma pena e um martelo na Lua, ambos caindo ao mesmo tempo, e explicava que isso acontece porque na Lua não tem ar, e todos os objetos, leves ou pesados, chegam juntos ao chão.
Eu ficava pensando como seria bom se eu tivesse as imagens para que eles pudessem ver. Graças ao Youtube, agora encontrei. O nome do astronauta é David Scott, e ele realizou essa experiência em 1971, durante a missão da Apollo 15. Veja o video:

Compartilhe:

4 comentários:

  1. impressionante, é a mesma coisa de jogar a Olívia Palito e o Faustão(se bem que agora ele está magro, né?) lá na lua e os dois caírem ao mesmo tempo, carregar os mesmos no colo seria da mesma maneira? Os dois com o mesmo peso? ou sem peso? ou apenas mais leves?

    ResponderExcluir
  2. Tanto o peso do Faustão como o da Olívia Palito, seriam cerca de 6 vezes menores, lá na Lua, e ambos cairiam ao mesmo tempo. Se aqui na Terra, dentro de uma das salas de aula, pudéssemos retirar todo o ar de dentro dela, e se o professor de Física soltasse um martelo e uma pena ao mesmo tempo, eles cairiam juntos também.

    ResponderExcluir
  3. Ah se todo professor fosse assim!!! Muito bacana o vídeo. Apesar do astronauta comprovar que os corpos caem ao mesmo tempo, devido a ausência da resistência do ar, parece que a origem dessa ideia foi de Stevin, como já discutimos antes:

    http://obaricentrodamente.blogspot.com.br/2012/02/o-teorema-de-stevin.html

    Estou lendo um livro de História da Matemática que tem um capítulo dedicado a Stevin e como suas ideias influenciaram seus contemporâneos. Realmente é uma pena não estar em evidência na história que lemos por aí, como Galileu está.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. @Kleber:
    Assim que eu puder, vou procurar saber mais sobre Stevin. Pelo que vimos, Galileu ficou mesmo com a fama neste caso dos corpos caindo juntos em queda livre. Se for o caso, vamos tentar divulgar mais estes assuntos.
    Abraço, e câmbio aqui do outro planeta isolado em que estou atualmente (sem internet). :)

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"