Cosmos, de Carl Sagan

Cosmos foi uma interessante série sobre astronomia que passou na televisão nos anos 80, narrada pelo cientista Carl Sagan, que soube como poucos atrair a atenção de muitas pessoas para a Ciência. O vídeo a seguir mostra bem a sua forma de pensar sobre questões como Deus e a origem do Universo.


Pale Blue Dot
Em 1977 foram lançadas da Terra, duas naves não tripuladas, a Voyager-1 e a Voyager-2, para sondarem e fotografarem de perto os planetas mais afastados do Sol. A figura ao lado mostra as datas em que cada uma delas passou por Júpiter, e depois por Saturno, Urano e Netuno. Logo após a passagem por Saturno, Carl Sagan, que participava da missão na época, sugeriu que a Voyager-1 tirasse uma foto inédita da Terra, nunca vista de tão longe. A imagem da Terra apareceu como um pontinho azul que chamaram de Pale Blue Dot. O vídeo a seguir, narrado por Sagan, refere-se a esta foto da Terra, que dá a perfeita noção da nossa pequenez diante do Universo.
Compartilhe:

3 comentários:

  1. Olá, Jairo...em breve quero escrever sobre o Sagan, que é talvez meu maior ídolo...acho impressionante o que ele fez pela redução da ignorância científica, e nesse ponto talvez tenha sido o maior de todos. Os livros "Bilhões e Bilhões", "Variedades da Experiência Científica" e "O mundo assombrado pelos demônios" são extraordinários...fico imaginando como o mundo seria diferente caso mais pessoas tivessem acesso a eles...abraços.

    ResponderExcluir
  2. Hoje eu assisti no Youtube a uma palestra muito interessante e muito bem humorada do físico Stephen Hawking sobre a origem do Universo, e em uma determinada passagem, ele coloca uma resposta atribuída a Santo Agostinho para uma pergunta recorrente:
    “O que Deus estava fazendo antes de criar o mundo?”
    E a resposta de Santo Agostinho foi:
    “Ele estava preparando o inferno para pessoas que fazem perguntas como essa”.
    Caramba! Que poder de convencimento! Depois dessa, qualquer cidadão da época ficaria com medo de fazer a pergunta novamente.

    ResponderExcluir
  3. "? Se decidirmos que essa é uma pergunta sem resposta, porque não nos poupamos de uma etapa e concluímos que a origem do Universo não tem explicação ? Ou, se dissermos que Deus sempre existiu, por que não poupamos uma etapa e dizemos que o Universo sempre existiu, que não precisou ser criado ?"

    Também pode ser "explicado" como NADA EXISTE de fato, apenas o pensamento.

    "Quando morrerás, saberás que toda a sua vida foi um sonho, que és a única entidade do Universo...que era Deus adormecido..."

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados pelo autor do blog.
Se quiser receber comentários futuros deste post pelo seu e-mail, clique na opção "Notifique-me"